Pesquisas


Aqui podes encontrar:
Técnicas Laboratoriais
Especialistas do Laboratório
Balística
Fotografia
Clínica Médico-Legal
Patologia Forense
Homicídios
Sociopata



Sabemos que:

Quando há um crime, é chamada a PSP (Polícia de Segurança Pública) ao local para o poder limitar para que as provas sejam adulteradas o mínimo possível;
É chamado o/um médico local para confirmação de óbito, se for, então é chamada a Polícia Judiciária que irá prosseguir  com a investigação do crime;
Da P.J. vão ao local do crime: Um inspector chefe, dois inspectores, um fotógrafo, um lofóscopista (quem recolhe as provas) e técnico(s) L.P.C. (Laboratório Polícia Ciêntífica - "o pessoal do laboratório") para recolha de provas.
São analisadas as provas no laboratório, análise do corpo e estudo da vítima - historial da vítima, companhias, família, etc..
Interrogatório - pelos inspectores, e análise por Psicólogos e/ou Psiquiatras Criminais - as pessoas mais chegadas à vítima.
Perceber se e quem poderá ter cometido o crime, ter a certeza e arranjar provas para serem apresentadas e dar a certeza.

Iremos pesquisar as técnicas utilizadas que nos forem possíveis de saber.

à Técnicas Laboratoriais utilizadas:

·         Provas Biológicas –  DNA (encontrado no sangue, sémen, cabelos, saliva, urina), impressões digitais, etc. Além de incriminar este tipo de provas têm sido muito importantes para declarar inocentes pessoas falsamente acusadas, ou que sejam suspeitas e cometer determinado crime.
Estas são algumas das técnicas utilizadas em amostrar de DNA:

- PCR (Polymerase Chain Reaction) técnica esta que descodifica uma amostra de DNA através de uma reacção em cadeia de polimerase, que permite duplicar o material genético para investigações. Utilizada quando o DNA é recolhido a partir de uma superfície, tal como o papel, o plástico ou algum tipo de vestuário para identificar alguém.

- Eletroforese, nesta técnica a amostra de DNA é sujeita à aplicação de um gel de agarose (polissacarídeo extraído de uma alga marinha) que é submetido a uma corrente eléctrica separando assim as moléculas por tamanho, permitindo distinguir um individuo de outro.

- ADNboost, com técnica é possível identificar o culpado, mesmo quando mais que um individuo entrou em contacto com determinada superfície ou quando o material genético é reduzido ou de má qualidade.

- Programa CODIS (Combined DNA Indexing System), nesta técnica usa-se apenas 13 fragmentos ou marcadores que são suficientes para identificar um suspeito. A probabilidade dos fragmentos coincidirem entre indivíduos não relacionados é inferior a 1 em mil milhões.

Para um estudo, eficaz e fiável, das provas, ou neste caso, amostras biológicas, é indispensável que estas sejam correctamente identificadas e embaladas no local onde ocorreu o crime, para que possam ser encaminhadas para o laboratório e preservadas antes de se degradarem. Tudo isto é muito importante não só para encaminhar a investigação na direcção certa, mas também para serem devidamente apresentadas em tribunal, pois estas poderão ser contestadas caso sejam contaminadas por descuido dos membros da investigação.

- Biometria ( bio=vida + metria=medida) é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos, ou seja, é utilizada na investigação criminal, para estudar as características de diversas partes do corpo humano, como por exemplo: a palma da mão, as impressões digitais, a retina ou íris dos olhos, etc.

o   Impressão digital – as impressões digitais são compostas por vários sulcos, que apresentam, na sua formação, diferenças, que se tornam características únicas que cada sujeito.
o   Impressão Auricular – foi criada com a necessidade de resolver um crime com base na impressão de uma orelha (FearlD), apesar de não ser 100% fiável e um dado muito útil.
o   Identificação pela Íris
o   Identificação pela retina
o   Identificação pela voz
o   Identificação da face através de uma câmara digital, que permite capturar características da face e da sua estrutura óssea.
o   Identificação pela assinatura que consiste na análise das características desta, tais como, a velocidade e pressão de uma assinatura.

- Técnicas Futuras:



o   Odores e salinidade do corpo humano.
o   Padrões das veias por imagens térmicas de determinadas partes do corpo humano.

- Fluorescência de micro-raiosX (mxrf)



  • Provas Físicas - Os rastos físicos são fundamentais em criminologia, desde resíduos de pólen, fibras, marcas de pneus, pegadas, cápsulas, tinta, etc.
Técnicas:
- Cromatografia de gases
- Espectrometria de massas
- Microscopia electrónica
- Analistas especializados na composição e nos índices de refracção dos diferentes tipos de vidro.
- Especialistas em explosões e incêndios, que são capazes de determinar a composição de determinado explosivo. Etc.


Quando os analistas e investigadores forenses examinam determinado alvo e os danos nestes causados, por exemplo por uma arma de fogo, é possível determinar, o tipo de arma que foi utilizada, a distância e o ângulo de que a bala foi disparada, a trajectória, etc.

 
Publicado por Lúcia Carvalho



  à Especialistas do Laboratório

Biólogos Forenses- examinam vestígios humanos: sangue, cabelo, saliva, fluidos;

Químicos Forenses- analisam resíduos químicos: drogas, explosivos, tinta;

Antropólogos forenses- sabem o sexo, calculam a idade e identidade através dos ossos;

Meteorologistas Forenses- fornecem pistas relacionadas com o tempo no local do crime, numa dada hora ou dia.  ("O carro na garagem do suspeito com marcas de pingos de chuva num local onde não chove à muito tempo, mas choveu a alguns quilómetros onde ocorreu o crime" - é um exemplo da importância dos meteorologistas forenses)

Base de dados (CODIS)- só há correspondência de DNA ou impressões digitais se estiverem no sistema. Um criminoso sem cadastro permanece anónimo à solta.

Patologista- determina de forma de forma precisa a hora e causa da morte e as vítimas anónimas são identificadas por ossos (passa para os antropologistas).

Publicado por Helena Carona



      à Balística


Na balística estudasse:

. Lançamento de qualquer projéctil (armas pistolas, canhões, tanques, etc) - usando a química (para a constituição química) e a física (trajectos);
. Forças, trajectórias e comportamento dos projécteis em vários ambientes, as formas, temperaturas e impacto;
.Diferentes fases do disparo.

Dado que estamos a concentrar a pesquisa em Homicídios, é frequente o uso de pistolas (armas de fogo), revólveres e armas de caça. Será então concentrado o estudo destas armas.


Balística Forense - estuda as armas de fogo; ao determinar o calibre sabe a arma que foi usada.

Fases do disparo
Balística Interior - estuda o movimento do projéctil, o lançamento até sair do cano.
           A bala sai de acordo com a direcção do cano da bala.
Balística Exterior e Intermédia -  estuda a trajectória e efeitos perturbadores pelo ambiente (a intermédia é desde que a bala sai do cano até arrefecer). A força da gravidade e a perda força provocada pela combustão fazem com que a bala não continue infinitivamente.
           Um milímetro de desvio da direcção do alvo, ao fim de alguns metros é um grande desvio (é treinado nos cursos a essa sensibilidade). Com MUITO vento, a trajectória da bala pode ser desviada; Já há algumas armas especiais que já estão preparadas para situações do género). Poucas são as armas que podem disparar dentro de água, mas a água também interfere, travando a bala.
Balística Terminal - Estuda o efeito provocado pela bala.


Balas - Projéctil é feito de chumbo; estojo/cápsula/invólucro de latão.

Balas - Projéctil é feito de chumbo; estojo/cápsula/invólucro de latão.
  • Balas - Projécteis
    Perfurantes - são balas com o projéctil mais "bicudo".
                         um menor efeito provocado; porque simplesmente fura, espeta e perfura.
A bala da esquerda da imagem a cima, é um pouco mais redondinha, provoca um pouco de mais estrago do que a da direita, mas nada de mais.

           Arrombo - são balas de embate, provocam muito estrago porque desfaz completamente.


Percebe melhor:

1 - Projéctil Perfurante
2 - Projéctil Perfurante
3 - Projéctil de Arrombo

  • Cano da Arma


           Estrias (ou raias) - são estrias fazem girar a bala, orientam-na, dão ou tiram velocidade e precisão.

Não há número fixo de estrias, há armas que têm mais estrias e outras menos.
Ao fazer girar a bala, esta sai a rodar não fazendo uma linha recta mas abrindo em espiral:

Puxem só um pouco pela vossa imaginação, que as imagens são feitas no "Paint", e imaginem que as imagens a seguir são canos de armas cm diferentes estrias:
O primeiro tem as estrias mais juntas e "apertadas", significa que a bala vai "abrir" mais e com menos velocidade. São em armas para disparar um alvo perto, é para matar, a uma distância curta - até 300 metros.
O segundo tem estrias mais afastadas e "largas", então irá "abrir" mais e ganha mais velocidade. Para destruir apenas, para disparar ao longe - mais de 300 metros.
Sem estrias são os canos das armas de caça.



Marcas das Estrias no Projéctil

(A castanho são as marcas das estrias no projéctil)
Na primeira as estrias são mais juntas e têm o sentido contrário dos ponteiros do relógio;
Na segunda, as estrias são juntas e sentido dos ponteiros do relógio;
Na terceira as estrias são mais largas e o sentido depende da mesma maneira.


Marcas do Percutor

Prestem atenção à marca no centro do fulminante.
Na bala da esquerda, a marca é mais funda e pequena, significa que o percutor é mais recente; a pistola é mais recente.
Na bala da direita, a marca é menos funda e maior o que significa que o percutor é mais antigo.

Com estes factos que vamos juntando vamos fazendo associações:
De balas no local do crime ou no corpo da vítima com uma arma encontrada e proceder à identificação da arma por impressões digitais por exemplo.
Pelo calibre da bala dá para eliminar hipóteses como:
          balas com menos do que 6.35mm, qualquer pessoa pode usar
          balas com mais do que 6.35mm, são para armas de guerra, só alguém ligado à tropa, polícia, etc. é que têm acesso a essas armas.


           Saída
A bala é impulsionada pelo percutor que ao tocar no fulminante cria uma combustão com a pólvora podendo atingir os 2500 °C criando uma grande pressão empurrando violentamente o projéctil então.
Com o disparo são libertos também resíduos de vários elementos químicos que saltam para, essencialmente, para a mão e na polícia podem então saber assim se a pessoa disparou a arma encontrando resíduos de chumbo na mão.
A pólvora é negra ou piroxilada (cinza escura) e fica dessa cor até 8 dias, a partir daí começa a mudar de cor com a ajuda do ambiente (que pode apressar o processo). Assim se pode determinar à quanto tempo foi disparado o tiro.


É pela temperatura, também, que a bala atinge se sabe se foi homicídio ou suicídio.
No caso do suicídio há locais específicos que o denunciam e os ângulos de incidência da bala com o corpo. Mas principalmente, em suicídio é tiro "queima-roupa", então à volta do furo da entrada da bala, a pele está queimada.

  • Há várias armas de fogo:

Portáteis - como o próprio nome indica, são armas com facilidade de transporte, de cano curto e longo.
                 Ex.: de cano curto- pistolas e revólveres, etc.
                        de cano longo - fizis, metralhadoras, espingardas, rifles, etc.

Não portáteis - naturalmente, que são mais difíceis de transportar, com artilharia, são armas para explosões.

Automáticas - basta um toque no gatilho e acciona a carga (ou pente) da arma - armas de guerra.

Semi-automáticas - como as pistolas normais, pressiona-se o gatilho e dispara uma bala.

Repetição - têm de se colocar uma bala na arma a cada tiro.



Publicado por Helena Carona




 à Fotografia

A Fotografia é extremamente importante para identificação do ambiente e das vítimas, servem como prova (como se na altura do crime estivesse algum objecto e mais tarde não está. Então alguém foi lá buscar o que falta...Quem?!). Há o registo minucioso de todos os detalhes, identificação rápida, uma cópia fiel! Conseguem ver a importância no caso Jack o Estripador em Inglaterra, não tiraram nenhuma fotografia ao que estava escrito na parede e então ninguém tem a certeza do que lá estava escrito. Poderia ter sido MUITO importante para a resolução do caso.

É o registo mais precioso da realidade, maneira de preservar as provas.
Quando são fotografadas provas é usada uma régua métrica junto ao alvo a fotografar.

É usada uma máquina digital ou rolo de 35mm, assim é fotografado com o tamanho percepcionado, sem reduções ou ampliações de imagem.

Começa-se por fotografar do exterior para o interior, iniciando com um maior ângulo de visão para uma prova individualmente. É usado um tripé de forma a garantir imagens nítidas; Filtros e o flash podem crias uma imagem  a três dimensões que ajude a relevar texturas ou fazer sobressair manchas, fibras e resíduos.

A máquina geralmente usada é uma máquina fotográfica SLR (single lens reflex camera), permite que a imagem visualizada no visor seja das mesmas dimensões que passa pela objectiva.

Fotografa-se SEMPRE enquanto os vestígios ainda estão nos locais originais, é a primeira coisa a fazer quando se chega ao local do crime.

Publicado por Helena Carona


Clínica Médico-Legal


Esta é uma área da medicina legal, que tem como objectivo praticar medicina forense numa pessoa viva, a fim de encontrar provas para esclarecimento da justiça. É frequentemente aplicada em crimes contra a integridade física (agressões, violência doméstica, etc.) acidentes de viação, crimes sexuais e exames relativos à avaliação do estado de saúde, danos corporais pós-traumáticos em casos de acidentes de viação, acidente de trabalho, etc., determinação de sexo ou idades necessários para investigação.

                                                            Publicado por Lúcia Carvalho

Patologia Forense

A Patologia Forense é a área da ciência que procura determinar a causa da morte de uma vítima e a identidade desta, o que foi utilizado para matar e descobrir provas que levem ao assassíno.

Patologista - Médico que estuda doenças, feridas e as causas das mesmas.

Autópsia:


Procedimento médico que consiste em examinar um cadáver para determinar a causa e o modo da morte e avaliar qualquer doença ou ferimento qu possa estar presente no corpo da vítima.

Saco de cadáver - Saco com fecho, que seve para transportar um cadáver e preservar as provas que este possa conter.


Odontologia Forense:

     

A Odontologia Forense consiste na análise e avaliação de provas criminais de carácter dentário, podendo assim descobrir a idade e a identidade de uma pessoa. Existem outro tipo de provas dentárias, como por exemplo,no caso de lutas, marcas de mordeduras que podem ser deixadas na vítima ou no supeito.

Formas de análise:
  • Contagem do número de dentes;
  • Posição e rotação dos dentes;
  • Alterações congénitas ou adquiridas nos dentes;
  • Alterações patológicas ou traumáticas (cáries e outras) presentes nos dentes;
  • Existência de tratamentos efectuados nos dentes (amálgamas, coroas, pontes, próteses fixas ou amovíveis).
Entomologia Forense:


A Entomologia Forense consiste no estudo de insectos e outro tipo de animais com propósitos de origem forense.  Este estudo permite descobrir a data e local da morte, através dos seres encontrados no corpo da vítima, como insectos e ovos lá depositados. Assim ao medir o tamanho de larvas por exemplo conseguimos datar a hora da morte, e como alguns insectos são específicos de certos locais e de certos climas, pode-se localizar o local onde ocorreu a morte.


Antropologia Forense:




A Antropologia Forense é a aplicação da Antropologia e da Osteologia (Estudo do Esqueleto humano) em situações em que o corpo já está bastante decomposto e danificado e que é preferível remover todos os restos de tecidos corporais, para facilitar a análise do corpo. Ou seja, esta área da ciência ajuda na  identificação de cadáveres que se encontrem ou decompostos, mutilados, queimados ou que sejam impossíveis de reconhecer por diversas outras razões podendo desvendar a idade que tinham quando morreram, a sua altura, sexo, tempo decorrido desde a morte, doenças e lesões traumáticas para determinar a causa da morte do indivíduo quer seja suicídio ou homicídio.


 Toxicologia Forense:


A Toxicologia Forense é a ciência que estuda substâncias químicas e os efeitos nocivos destas no mundo vivo, ou seja, estuda os efeitos prejudiciais à saúde por inalação ou ingestão de produtos tóxicos, por intoxicações, envenenamento, uso de estupefacientes, entre outras que poderá ser a causa da morte

 Publicado por Lúcia Carvalho




à Homicídios - as penas a seguir apresentadas são em Portugal
Homicida - pessoal que mata alguém.

Quem matar (e se for apanhado xD) cumpre prisão entre 8 a 16 anos

Homicídio Simples
Quando o objectivo era apenas morte.
Não há vestígios extra como provocação de dor propositada.

Homicídio Qualificado
Homicídio premeditado, houve planeamento;
Geralmente as vítimas são mais fracas, idosos ou grávidas;
Comandado pelo prazer de matar, causar sofrimento, excitação ou satisfação sexual, ódio racial, religioso, político, orientação sexual da vítima;
É empregada tortura ou acto de crueldade para aumentar o sofrimento da vítima;
Punível de 12 a 25 anos.

Homicídio Privilegiado
Quando alguém está em muito sofrimento e até mete pena a outra pessoa que decide mata-la para acabar com o sofrimento. A intenção não é fazer mal.
Punível de 1 a 5 anos.

Homicídio a pedido da Vítima
Por pedido sério da vítima;
Punível até 3 anos;
A tentativa também é punível.

Incitamento ou ajuda ao Suicídio
Incitar alguém ao suicídio ou prestar ajuda na realização a esse fim;
Punível até 3 anos se houver morte;
Punível de 1 a 5 anos se incitado por menores de 16 anos.

Infanticídio
Mãe que matar filho durante ou logo após o parto;
Punível de 1 a  15 anos.

Homicídio por Negligência
Punível até 3 anos;
Punível até 5 anos no caso de n
egligência grosseira.

Exposição ou Abandono
Quem colocar em perigo outra vida;
Punível de 1 a 5 anos.
Punível de 2 a 5 anos, e praticado por ascendente ou descendente, adoptado ou adoptante da vítima;
Punível de 2 a 8 anos, se do facto resultar ofensa à integridade física, e punível de 3 a 10 anos se resultar morte.

Propaganda do Suicídio
Quem fizer propaganda ou publicidade de produtos adequados a suicídio;
Punível até 2 anos ou com multa até 240 dias ("multa até 240 dias"- é acordado um preço a pagar diariamente durante -neste caso- 240 dias).



à Sociopata
É um "simples" anti-social;
Alguém com transtorno de personalidade anti-social, aversão a tudo e a todos;
Usam violência como vingança do passado, mesmo inconscientemente, por ter tido uma infância difícil;
Não se dá rigorosamente com ninguém, geralmente não se casam (dado que não falam nem gostam de ninguém), e se se casarem, o cônjuge deixa-os, porque obviamente não conseguem  viver com alguém "assim". Se houver filhos, também lhes são completamente indiferentes.




Publicado por Helena Carona

Sem comentários:

Enviar um comentário