domingo, março 20, 2011

DIC's - Dias da Investigação Criminal #3

Olá, caros Investigadores!

Devido a um problema de última hora, relacionado com outra disciplina e exterior à organização do nosso grupo, um dos "Dias da Investigação Criminal -Homicídios" teve de ser alterado na data de realização. Assim sendo, as datas marcadas ficam:

28 de Abril de 2011 (Quinta feira) :)

3 de Maio de 2011 (Terça-feira) :)


Esperemos que não haja mais imprevistos e que estas datas sejam definitivas!

Da minha parte, é tudo, por agora...
"Top Secret". Até breve!
Publicado por Marco Mendes.

1º Cartaz.

Olá, Caros Investigadores!

Conforme tinhamos anunciado nos produtos do nosso projecto, realizámos durante estes dias o nosso cartaz. Decidimos que, sendo o primeiro, seria importante divulgar e promover os nossos "Dias da Investigação Criminal". Como tal, o cartaz foi inteiramente dedicado a esse fim, tentando simultaneamente que este fosse apelativo, simples, mas que contivesse as informações fundamentais.

Aqui ficam algumas imagens do cartaz, que já se encontra afixado pela escola em A2 e A3.


Cartaz em formato A3


Cartaz em formato A2


Cabeçalho do cartaz em formato A2


Publicado por Marco Mendes! :)

Perícia Forense!

É verdade, esta semana sou eu o responsável pela actualização do blog. Assim sendo, venho dar-vos a conhecer a primeira das cinco áreas forenses que o nosso grupo está a abordar neste projecto: a Perícia Forense!

  • O que é, afinal, a Perícia Forense?
É um domínio científico que, no âmbito da Ciência Forense e da Polícia Científica, permite a realização de exames/análises de vestígios produzidos e deixados durante a prática de um crime pelas pessoas nele envolvidas. O objectivo consiste em encontar provas periciais de interesse para a investigação criminal.
  • O que é um Perito Forense?
 É um Polícia Civil a serviço da Justiça, especializado em encontrar e proporcionar as provas periciais após a análise científica de vestígios do local do crime. Investiga por requisição da autoridade judicial, da autoridade policial e/ou do Ministério Público. É, também, um especialista legalmente qualificado a analisar o crime e os factos juridicamente relevantes ao processo de investigação, tais como a reconstituição do crime e os objectos utilizados.


A Perícia Forense não é uma área acessível a qualquer pessoa. São necessários testes específicos para determinar se um indivíduo está totalmente capacitado de exercer a profissão de perito.
É também uma área que envolve muito esforço e dedicação por parte destes especialistas, visto que, em grande parte, o sucesso da investigação criminal depende do trabalho por eles desenvolvido!

Fig.1 - Perito Forense


Publicado por Marco Mendes! :)